top of page

Acupuntura

A especialidade

As técnicas de acupuntura baseiam-se na ideia de que o corpo é composto de energia, acumulada em várias regiões, que são chamados de meridianos. Se o fluxo de energia nestes meridianos estiver desequilibrado provoca inflamação no corpo, causando sintomas como dor, cansaço e fraqueza.

Por isso, o objetivo do tratamento com acupuntura é restabelecer o equilíbrio do corpo, facilitando a circulação de energia, desencadeando efeitos analgésicos e anti-inflamatórios. 

Para que serve:

A acupuntura utiliza várias técnicas que podem ser usadas para reforçar o sistema imunológico e para o tratamento de problemas e doenças como:

  • Problemas na boca: dor após extração de dente, gengivite ou faringite;

  • Doenças respiratórias: sinusite, rinite, resfriado comum, asma ou bronquite;

  • Doenças oftalmológicas: conjuntivite e catarata;

  • Problemas neurológicos: dor de cabeça ou enxaqueca;

  • Problemas gastrointestinais: excesso de acidez no estômago, úlcera duodenal e prisão de ventre;

  • Problemas ortopédicos: dor ciática, lombalgia ou artrite reumatoide;

  • Distúrbios de sono: insônia e agitação.

Além destes problemas, a acupuntura pode também ser utilizada como tratamento complementar de alergias, como rinite e asma, náuseas e vômitos induzidos por quimioterapia e distúrbios emocionais como ansiedade, estresse e depressão, por exemplo. Veja mais sobre outros benefícios da acupuntura.

Onde ficam os pontos de acupuntura:

Os pontos de acupuntura, mais conhecidos como meridianos, são os locais exatos que devem ser aplicados as agulhas finas ou o laser para que o fluxo de energia seja liberado e ocorra a redução dos sintomas como dor, por exemplo. De acordo com a medicina tradicional chinesa existem 12 meridianos que estão relacionados a vários órgãos como pulmão, baço, intestino, bexiga e vesícula.

Os pés possuem vários meridianos, por isso é muito comum que ao realizar a acupuntura esta região seja estimulada com agulhas, no entanto, a orelha é o local onde mais se faz aplicações pois a acupuntura nesta região, geralmente, está ligada ao alívio de dor. Veja mais onde ficam outros pontos de acupuntura.

Quem pode fazer:

Qualquer pessoa pode fazer acupuntura, mesmo nos casos em que a pessoa não tem nenhuma doença ou queixa, pois esta técnica pode ser usada apenas para melhorar o bem-estar. Também pode ser feita em crianças com problemas de saúde tipo dor provocada pela anemia falciforme, hiperatividade e estresse, sendo que a técnica mais aplicada nestes casos é o laser ou eletroacupuntura.

A acupuntura também pode ser usada por mulheres grávidas, pois ajuda a reduzir os efeitos das variações hormonais durante a gravidez e também auxilia no alívio de dores nas costas e no desconforto causado pelo peso da barriga.

Quais são os riscos:

A acupuntura é uma técnica muito segura e, geralmente, não gera riscos a saúde e nem provoca efeitos colaterais, no entanto, deve ser realizada por profissional qualificado e em clínicas certificadas que seguem as normas da ANVISA. As agulhas utilizadas na acupuntura devem ser descartáveis, pois sua reutilização aumenta as chances de contrair doenças, como a hepatite, por exemplo.

Pessoas que fazem uso de medicamentos para afinar o sangue devem perguntar o médico antes da realização de acupuntura, pois a aplicação das agulhas pode causar sangramentos. Além disso, se uma pessoa apresentar dor intensa, inchaço, sangramentos e hematomas no local da aplicação das agulhas é necessário consultar um clínico geral para avaliar estes sinais e indicar um tratamento mais adequado.

Texto retirado de: Manoel Reis

Medicina-tradicional-chinesa-810x541.jpg
bottom of page